Cinco razões para usar protetor solar

Rafaela Duque
Farmacêutica Substituta | Farmácia Rodrigues Rocha

Com os dias a ficar maiores e mais quentes, começamos a pensar em férias e praia. Para poder desfrutar do sol em segurança é essencial cuidar da sua pele, protegendo-a da ação dos raios UV.

Os raios ultravioleta são de dois tipos: UVA e UVB. Ambos são emitidos pelo sol durante todo o ano, atingindo maior intensidade na Primavera e no Verão.

Raios UVA

  • São os responsáveis pelo bronzeado, que não é mais que uma forma natural da pele se proteger dos raios UV.
  • Mais ligados ao envelhecimento da pele, a exposição excessiva ao longo da vida a estes raios, potencia a criação de radicais livres que podem causar danos no ADN.
  • Penetram mais profundamente na pele, estando também associados a um maior risco de cancro cutâneo.

Raios UVB

  • Ainda que também ajudem ao bronzeado, são os principais causadores dos eritemas solares e escaldões.
  • A sua ação nociva é sentida nas camadas mais externas da pele e a acumulação de escaldões aumenta a probabilidade de vir a ter cancro da pele.

A radiação ultravioleta agride a nossa pele. As lesões vão desde o aparecimento prematuro de rugas e manchas até ao desenvolvimento de tumores malignos. Mesmo as peles já morenas e/ou escuras sofrem os efeitos da radiação UV, precisando sempre de se proteger.

Tudo o que explicámos até agora mostra como a proteção solar é essencial:

1. Previne o foto-envelhecimento

Os raios UV potenciam a produção de radicais livres na pele, os quais podem danificar as suas estruturas.

2. Limita o aparecimento de manchas

Quando a exposição solar é contínua e elevada, a produção de melanina desregula-se, aparecendo manchas castanhas – principalmente no rosto, decote e mãos – que se mantêm mesmo depois do Verão.

3. Evita “escaldões” e previne o melanoma

O uso de protetor solar aumenta o tempo que a nossa pele consegue estar exposta ao sol sem se queimar (ficar vermelha e sensível). Aplicado frequentemente e em quantidades corretas, evita o escaldão e as suas consequências futuras.

4. A radiação não vem apenas da exposição direta ao sol

À sombra também temos de nos proteger: os raios UV refletem na água e na areia. Mesmo nos dias nublados o uso de protetor solar é necessário, pois os raios UV atravessam as nuvens.

5. Nem sempre frio significa baixo índice UV

O índice UV é a medida dos níveis da radiação solar ultravioleta que efetivamente contribui para a formação de uma queimadura na pele humana, e para estar alto não precisa de estar calor. No site do IPMA obtém a informação do índice UV para cada dia.

Portanto, use protetor solar nas zonas expostas. Use protetor solar todo o ano, mesmo no Inverno, pois é a melhor forma de se prevenir contra os efeitos nocivos da radiação UV.

Na nossa loja encontrará o protetor solar que mais se adequa a si! Em caso de dúvida, nós estamos aqui para ajudar. Contacte-nos.