INÍCIO>Informação>Notícias>UE aprova novo tratamento para cancro da pele...
 
               
            IN    
Destaque

Decubal Loção Co...
11,66 €
 
 
Outono
Out'2017
21
sábado
   
 
Informação
 
 
UE aprova novo tratamento para cancro da pele
 
A União Europeia aprovou um novo tratamento para o cancro de pele, permitindo aumentar a esperança de vida dos doentes com melanoma em fase avançada. Este tratamento é considerado pelos especialistas como uma das maiores inovações no combate ao cancro.
 
UE aprova novo tratamento para cancro da pele
 

 A verdadeira inovação do medicamento é que estimula o sistema imunitário dos doentes a reconhecer e destruir as células cancerígenas, conforme explicou à TSF o director do Instituto Roussy, em Paris, Alexander Eggermont, responsável pelo estudo.

O medicamento implica quatro profusões e tem um custo aproximado de 84 mil euros, sendo que vai ser totalmente suportado pelo Estado. A sua disponibilização pode agora acontecer em toda a Europa, onde três mil doentes já o experimentaram. Em Portugal, são já 20 os doentes com cancro da pele avançado que se submeteram ao novo tratamento.

Campanha na praia da Falésia

Vento, nevoeiro e desporto sem proteção são três dos principais inimigos da pele no verão, alertou hoje a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), que realiza no sábado uma nova campanha na praia da Falésia, em Vilamoura.

Em declarações à Lusa, Osvaldo Correia, especialista em dermatologia e secretário-geral da APCC, explicou que "desde 2005 a praia da Falésia recebe esta campanha, precisamente para fazer uma monitorização dos hábitos dos veraneantes no que toca à exposição solar".

O especialista afirmou que a brisa, o nevoeiro e o vento são fatores de risco que os desportistas e os veraneantes em geral tendem a negligenciar e alertou para a necessidade de exposições lentas e graduais ao sol, para evitar "autênticas intoxicações solares".

"Vento, brisa e nevoeiro podem dar sol traiçoeiro" e "desporto no verão com boa proteção" são as mensagens que a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo vai distribuir no sábado, dia 16, naquela praia do concelho de Loulé, a partir das 09:00.

O objetivo é sensibilizar os veraneantes em geral, mas os turistas e desportistas em específico sobre os cuidados com o sol.

Durante a ação de sensibilização, um grupo de médicos dermatologistas vai participar na campanha através da realização de um questionário à população sobre os seus comportamentos em relação ao sol.

A ação inclui este ano a distribuição de materiais pedagógicos e brindes e conta com a presença da ex-atleta olímpica Rosa Mota, o ex-ciclista Joaquim Andrade, o ator Luís Gaspar e o realizador de novelas Atíllio Ricco.

A APCC conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Veneorologia.

Número de casos continua a aumentar em Portugal 

Apesar do alargamento das campanhas de informação, o número de cancros de pele continua a aumentar em Portugal, incluindo a espécie mais rara e mais mortal: o melanoma.

O crescimento de casos, nomeadamente junto de uma população cada vez mais jovem, não é, contudo, acompanhado da mortalidade. Esta tem diminuído devido, sobretudo, ao diagnóstico precoce, explicou, em declarações ao Público, o médico dermatologista, Fernando Ribas dos Santos, diretor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e dirigente do Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos.

Todos os anos são registados, em Portugal, 10 mil novos casos de cancro de pele. Quase trinta portugueses recebem diariamente este diagnóstico. Mas este não é fácil de fazer, nota Ribas dos Santos. "Quase toda a gente tem sinais, cerca de 40. Os médicos de família não têm formação específica em dermatologia e, muitas vezes, têm tendência para valorizar o que não tem significado", referiu ao Público.

Entre os cancros de pele, distinguem-se três tipos principais: o carcinoma baso-celular, ou basalioma, o carcinoma espino-celular e o melanoma. Este é o mais raro e mais maligno, que atinge dez por cento dos casos e é responsável por mais de 90 por cento das mortes por cancro da pele.

Metade dos casos de melanoma ocorre em pessoas com menos de 40 anos e muitas dessas situações relacionam-se com os chamados "escaldões" na sequência de exposição prolongada ao sol. Evitar a exposição ao sol entre as 11h00 e as 16h00 é a melhor forma de prevenir este tipo de cancro. 

Notícia RTP.
Veja notícia aqui.

 
Admin | 2011-07-14 18:10:00
 
 
1
 
 
Publicidade Google
 
 
 
 
HORÁRIO de FUNCIONAMENTO
   
2ª a sexta:
8h às 24h
sábado:
9h às 24h
Horário actual
Neste momento:
Estamos abertos
[Horário de sábado]
   
 
A DECORRER HOJE
   
Podologia |9h>13h
Enfermagem |9h>13h
   
 
AGENDA
 
S T Q Q S S D
F234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
29
 
- Actividade
 
- Mês actual
 
     
MARCAS + PROCURADAS
 
XLS | Emagrecimento Bioderma | Dermocosmética Drenafast | Emagrecimento
Saro | Puericultura Pure Altitude | Dermocosmética PiC | Tensiómetros
Cellulase Gold | Emagrecimento Medela | Mamã BioActivo | Suplementos
 
       
PARCERIAS
 
Wellfit Fitness & Spa Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo Grupo Desportivo Bolacesto Ocean Day Spa
Fisiodomus Marta de Sousa Lopes Psicologia Global Sénior Rios e Trilhos
Laços com Futuro, Apoio Domiciliário      
       
 
Newsletters
 
Cartão Cliente
 
Fale connosco
 
Adicionar aos Favoritos
 
 
Social
 
  Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook
 
 
Publicidade
 
BioActivo LipoExit | Um novo conceito de emagrecimento!
 
 
  TOPO  
  INÍCIO | OnLine | Quem somos | Serviços | Farmácias de Serviço | Informações | Contactos | Links  
     
  Direcção Técnica: Drª Maria Manuela S. Rodrigues M. Rocha
2017 © Farmácia Rodrigues Rocha, Soc. Unipessoal | Todos os direitos reservados