INÍCIO>Informação>Notícias>Maioria dos portugueses defende maior investimento do Estado na S...
 
               
            IN    
Destaque

BébéConfort - Ch...
7,66 €
6,13 €
 
 
Boas Festas
Dez'2017
17
domingo
   
 
Informação
 
 
Maioria dos portugueses defende maior investimento do Estado na Saúde
 
Quase dois terços dos inquiridos num estudo defendem um maior investimento do Estado no sector da Saúde e particularmente nos tratamentos oncológicos, nem que para isso seja necessário cortar noutras áreas como a Educação ou a Justiça, avança a agência Lusa.
 
Maioria dos portugueses defende maior investimento do Estado na Saúde
 

Segundo o estudo “Percepções sobre o sector da Saúde em Portugal, em particular sobre a área oncológica”, 69,6% dos inquiridos defendem que esta deveria ser a área de investimento prioritário por parte do Estado, muito aquém de sectores como a Educação (15,9%), dos apoios sociais (3,6%) ou a Justiça (3,9%), convicção que é independente das características sócio demográficas da população.

Os dados revelam também que de entre os portugueses que apresentam soluções para lidar com as limitações do orçamento de Estado (44%), cerca de dois terços (62,9%) defende uma redistribuição de verbas para garantir que todos os doentes tenham acesso a novos medicamentos para o tratamento do cancro.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do estudo adiantou que a maioria dos portugueses está disponível “a que se façam cortes noutras áreas de investimento do Estado de modo a que os doentes com cancro continuem a ter acesso aos novos medicamentos” e que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se mantenha com “carácter universal e gratuito”.

Segundo Victor Cavaco, “os portugueses demonstram algum desconforto com os cortes orçamentais que se apregoam e com o que virá a seguir”, existindo neste momento “algum descontentamento com o funcionamento em geral da área da Saúde”.

Este “relativo desagrado” está particularmente associado aos tempos de espera no SNS, sublinhou o sociólogo.

O estudo, que será apresentado na sexta-feira, indica ainda que o cancro é a doença mais preocupante para 64 por cento dos inquiridos.

E embora esta patologia seja uma das três em que a maioria dos portugueses (80,0%) acredita que o Estado gasta mais dinheiro, 85,3% concorda que se verifique um aumento da despesa nessa área.

Quando se compara o tratamento do cancro em Portugal com os cuidados prestados por outros países europeus, 60% dos inquiridos acredita que a qualidade é similar. Entre aqueles que acreditam que o tratamento desta patologia é pior em Portugal, cerca de 30% justifica essa opinião com os atrasos nos tratamentos e a ausência de alguns fármacos em território nacional.

Victor Cavaco explicou que “a satisfação com o tratamento do cancro tende a ser maior nas pessoas que já recorreram a esses tratamentos ou familiares. Quanto maior a proximidade com a doença maior é o reconhecimento da capacidade de serviços do sistema nacional de saúde”.

A amostra do estudo, que decorreu em Abril, envolveu 803 questionários telefónicos aplicados aleatoriamente a pessoas com 18 ou mais anos e apresenta uma margem de erro de cerca de 3,46%, para um intervalo de confiança de 95 por cento.

Os dados do estudo vão ser debatido no fórum Novos Horizontes em Oncologia promovido pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares e pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Notícia RCMPharma.
Veja notícia aqui.

 
Admin | 2011-06-16 16:10:37
 
 
1
 
 
Publicidade Google
 
 
 
 
HORÁRIO de FUNCIONAMENTO
   
2ª a sexta:
8h às 23h
sábado:
9h às 23h
Horário actual
Neste momento:
Estamos encerrados
[Fora de Período de Abertura]
   
 
A DECORRER HOJE
   
Sem iniciativas a decorrer hoje
   
 
AGENDA
 
S T Q Q S S D
F234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
 
- Actividade
 
- Mês actual
 
     
MARCAS + PROCURADAS
 
XLS | Emagrecimento Bioderma | Dermocosmética Drenafast | Emagrecimento
Saro | Puericultura Pure Altitude | Dermocosmética PiC | Tensiómetros
Cellulase Gold | Emagrecimento Medela | Mamã BioActivo | Suplementos
 
       
PARCERIAS
 
Wellfit Fitness & Spa Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo Grupo Desportivo Bolacesto Ocean Day Spa
Fisiodomus Marta de Sousa Lopes Psicologia Global Sénior Rios e Trilhos
Laços com Futuro, Apoio Domiciliário      
       
 
Newsletters
 
Cartão Cliente
 
Fale connosco
 
Adicionar aos Favoritos
 
 
Social
 
  Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook
 
 
Publicidade
 
BioActivo LipoExit | Um novo conceito de emagrecimento!
 
 
  TOPO  
  INÍCIO | OnLine | Quem somos | Serviços | Farmácias de Serviço | Informações | Contactos | Links  
     
  Direcção Técnica: Drª Maria Manuela S. Rodrigues M. Rocha
2017 © Farmácia Rodrigues Rocha, Soc. Unipessoal | Todos os direitos reservados