INÍCIO>Informação>Notícias>Enfermeiros querem poder receitar alguns medicamentos e exames...
 
               
            IN    
Destaque

Letibalm Fluido ...
6,00 €
4,26 €
 
 
Outono
Nov'2017
20
segunda-feira
   
 
Informação
 
 
Enfermeiros querem poder receitar alguns medicamentos e exames
 
A Ordem dos Enfermeiros (OE) vai propor ao poder político que os profissionais de enfermagem possam receitar medicamentos, exames complementares de diagnóstico e ajudas técnicas em determinadas circunstâncias, à semelhança do que já acontece em vários países, como Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.
 
Enfermeiros querem poder receitar alguns medicamentos e exames
 
"Se o enfermeiro verifica que a terapêutica de um doente crónico está de acordo com a prescrição médica e não há necessidade de reavaliação do diagnóstico, faz sentido que [o paciente] tenha que ir de novo a uma consulta?", exemplifica a bastonária da OE, Maria Augusta Sousa.

Mas atenção: o que se pretende é que os enfermeiros possam receitar medicamentos apenas com base em protocolos, regras bem definidas para situações específicas. E que possam também prescrever ajudas técnicas, dispositivos médicos e exames complementares de diagnóstico, como hoje já acontece durante a vigilância da gravidez. Até porque se colocam problemas práticos. Um enfermeiro especialista em obstetrícia pode mandar fazer, por exemplo, uma ecografia, mas depois o exame não é comparticipado, lamenta Germano Couto, da Secção Regional do Norte da OE, que desde há muito tem vindo a defender, com afinco, o alargamento das competências dos enfermeiros.

"Não podemos pensar que os cuidados de saúde são só cuidados médicos. Não se trata de roubar competências, mas sim de colocá-las ao serviço dos cidadãos", diz a bastonária. E não há aqui nada de novo, nota: "Actualmente os enfermeiros já prescrevem medicamentos em situações de emergência; se não o fizerem, até incorrem numa ilegalidade."

Muito polémico, o tema da prescrição por enfermeiros vai estar em debate hoje, no III Congresso da OE, em Lisboa. Excluída da discussão pública até há pouco tempo, esta possibilidade salta agora para a ribalta pela mão da OE, mas com alguma cautela. "Estamos disponíveis para abordar [o assunto] com a Ordem dos Médicos e o poder político", acentua a bastonária. Até porque Maria Augusta Sousa admite que é necessário percorrer um caminho, alterando o "quadro cultural" que defende a exclusividade de prescrição por médicos e o actual quadro legal.

Tal como tinha acontecido com o anterior responsável pela Ordem dos Médicos (OM), o novo bastonário, José Manuel Silva, considera a possibilidade de os enfermeiros receitarem medicamentos "inaceitável" e contrária "aos interesses dos doentes". "Até os enfermeiros querem ser seguidos por médicos", atira José Manuel Silva, que diz não entender a razão que leva estes profissionais a querer "extravasar as suas competências", sem que tenha havido sequer "um diálogo institucional prévio". Quanto ao argumento de que há países onde este modelo é seguido, o bastonário da OM retorque que nem tudo o que vem do estrangeiro é bom: "Os EUA gastam 17 por cento do PIB em saúde e têm o dobro da nossa mortalidade infantil."

Não é a primeira vez, porém, que esta proposta é avançada. Em Outubro passado, o presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Saúde Mental (SPESM), Carlos Sequeira, defendeu a prescrição por enfermeiros, em situações perfeitamente definidas e muito específicas, nomeadamente para controlar a ansiedade.

Na saúde mental, onde já existem enfermeiros especialistas em Portugal (tal como na obstetrícia e outras áreas) há circunstâncias em que estes profissionais são obrigados a agir de imediato. "Se um doente fica agitado, não se fica à espera que o médico chegue", explicou. Carlos Sequeira recordou ainda que não são os médicos que normalmente acompanham a evolução das feridas. "Quando estas mudam de estado, se se colocar o produto que o médico tinha prescrito até se pode estar a atentar contra a saúde do doente."

Notícia Público.
Veja notícia aqui.
 
Admin | 2011-06-03 10:21:06
 
 
1
 
 
Publicidade Google
 
 
 
 
HORÁRIO de FUNCIONAMENTO
   
2ª a sexta:
8h às 24h
sábado:
9h às 24h
Horário actual
Neste momento:
Estamos encerrados
[Fora de Período de Abertura]
   
 
A DECORRER HOJE
   
Enfermagem |9h>13h
Podologia |9h>18h
   
 
AGENDA
 
S T Q Q S S D
F234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031123
 
- Actividade
 
- Mês actual
 
     
MARCAS + PROCURADAS
 
XLS | Emagrecimento Bioderma | Dermocosmética Drenafast | Emagrecimento
Saro | Puericultura Pure Altitude | Dermocosmética PiC | Tensiómetros
Cellulase Gold | Emagrecimento Medela | Mamã BioActivo | Suplementos
 
       
PARCERIAS
 
Wellfit Fitness & Spa Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo Grupo Desportivo Bolacesto Ocean Day Spa
Fisiodomus Marta de Sousa Lopes Psicologia Global Sénior Rios e Trilhos
Laços com Futuro, Apoio Domiciliário      
       
 
Newsletters
 
Cartão Cliente
 
Fale connosco
 
Adicionar aos Favoritos
 
 
Social
 
  Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook
 
 
Publicidade
 
BioActivo LipoExit | Um novo conceito de emagrecimento!
 
 
  TOPO  
  INÍCIO | OnLine | Quem somos | Serviços | Farmácias de Serviço | Informações | Contactos | Links  
     
  Direcção Técnica: Drª Maria Manuela S. Rodrigues M. Rocha
2017 © Farmácia Rodrigues Rocha, Soc. Unipessoal | Todos os direitos reservados