INÍCIO>Informação>Notícias>Asma afecta um milhão de portugueses...
 
               
            IN    
Destaque

Clique One E5...
19,90 €
 
 
Boas Festas
Dez'2017
18
segunda-feira
   
 
Informação
 
 
Asma afecta um milhão de portugueses
 
Mais de metade dos asmáticos tem controlada a doença que afecta um milhão de portugueses, mata 100 por ano e é responsável por custos superiores a 117 milhões de euros, um valor que podia descer com a estabilização dos doentes. (Notícia RCMPharma)
 
Asma afecta um milhão de portugueses
 

A propósito do Dia Mundial da Asma, assinalado esta terça-feira, o especialista e responsável da Clínica Universitária de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Lisboa/Hospital Universitário de Santa Maria António Bugalho de Almeida disse à agência Lusa que cerca de 10,5% da população tem asma brônquica.

Dessas, "há uma percentagem muito razoável de pessoas, 57%, que tem a sua asma perfeitamente controlada, mas ainda temos 43% que ainda não tem a asma controlada", explicou.

Segundo o professor, 90 a 95% dos doentes pode ter a doença controlada.

E, uma vez estabilizada a asma, "as pessoas podem ter uma qualidade de vida e um bem-estar como se não tivessem doença alguma", referiu o especialista, frisando que "dá-se qualidade de vida e bem-estar à pessoa e reduzem-se os custos da doença em muito".

Bugalho de Almeida citou estudos europeus que apontam para que "uma asma não controlada tem um custo que ronda os 1.604 euros por ano e uma asma controlada 232 euros por ano. Basta fazer contas e vemos que são 85% menos".

Para Portugal, os estudos europeus, nomeadamente o Livro Branco Europeu da Respiração, referem "custos que ultrapassam 117 milhões de euros", um valor que o especialista disse acreditar estar abaixo da realidade.

Os custos relativos à asma incluem internamentos, medicamentos, assistência, actos médicos e exames complementares, assim como dias de trabalho perdidos, tanto pelos doentes, como pelas famílias, quando se trata de uma criança.

"Espero que todo este problema económico que nos está a afectar não traga consequências de alterações nas comparticipações para os doentes asmáticos", salientou Bugalho de Almeida, que vai participar em acções de sensibilização e esclarecimento sobre asma, em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, no final de Março, o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Mário Morais de Almeida, disse que a asma grave mata anualmente cerca de cem pessoas em Portugal.

“A asma é muito frequente, mas o mais preocupante são os quadros de asma grave”. Nestes doentes, “o impacto da doença é muito elevado, com custos muito significativos, e uma qualidade de vida muito afectada”, disse.

Em Portugal, "morrem anualmente cerca de 100 pessoas por asma, é um número muito reduzido quando se compara com outros países, mas continuam a ser muitos os milhares de pessoas que são internadas por asma e é aí que temos de fazer melhor”, defendeu o especialista.

Uma parte significativa dos custos da asma relaciona-se com os doentes mais graves: “Serão 5 a 10% de todos os asmáticos, mas serão responsáveis por mais de 50% dos custos da doença”, que totalizam várias centenas de milhares de euros por ano em Portugal, frisou.

Mais de 40% dos asmáticos não têm a doença controlada

O Dia Mundial da Asma tem como objectivo "chamar a atenção para o tratamento da asma" e para o facto de "cada vez mais" ser possível controlar a doença e viver com ela, tendo uma qualidade de vida "bastante melhor", como disse à agência Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), Ana Maria Quintas.

Para marcar a data, a APA promove várias iniciativas para chamar a atenção para a doença, como um problema global de saúde, divulgando informação, em Lisboa, Porto e Matosinhos.

No Porto, no Hospital São João, em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia, serão feitas avaliações de espirometria, com técnicos especializados, e em Lisboa, na Escola Secundária D. Pedro V realizam-se rastreios, num acção que conta com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Mário Morais de Almeida, e dos especialistas António Bugalho de Almeida e Filomena Neves.

A chamada de atenção para a asma continua no domingo, em Matosinhos, com a organização de uma caminhada com pessoas asmáticas, inserida no Programa “Põe-te a Mexer®” da Câmara Municipal de Matosinhos.

"É preciso que as pessoas se tratem e percebam qual é a gravidade da sua asma para poderem estar controladas", resumiu Ana Maria Quintas.

O especialista e responsável da Clínica Universitária de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Lisboa/Hospital Universitário de Santa Maria, António Bugalho de Almeida, disse à agência Lusa que cerca de 10,5% da população tem asma brônquica.

Destas, "57% tem a sua asma perfeitamente controlada", mas ainda há 43% dos doentes "que ainda não têm a asma controlada", explicou.

Para Portugal, os estudos europeus, nomeadamente o Livro Branco Europeu da Respiração, referem "custos que ultrapassam 117 milhões de euros", um valor que o especialista disse acreditar estar abaixo da realidade.

Em declarações à agência Lusa, no final de Março, o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Mário Morais de Almeida disse que a asma grave mata anualmente cerca de cem pessoas em Portugal.

Uma parte significativa dos custos da asma relaciona-se com os doentes mais graves: “Serão 5 a 10% de todos os asmáticos, mas serão responsáveis por mais de 50% dos custos da doença”, frisou.

Notícia RCMPharma.
Veja notícia aqui.

 
Admin | 2011-05-04 13:02:15
 
 
1
 
 
Publicidade Google
 
 
 
 
HORÁRIO de FUNCIONAMENTO
   
2ª a sexta:
8h às 23h
sábado:
9h às 23h
Horário actual
Neste momento:
Estamos encerrados
[Fora de Período de Abertura]
   
 
A DECORRER HOJE
   
Enfermagem |9h>13h
Podologia |9h>18h
   
 
AGENDA
 
S T Q Q S S D
F234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031123
 
- Actividade
 
- Mês actual
 
     
MARCAS + PROCURADAS
 
XLS | Emagrecimento Bioderma | Dermocosmética Drenafast | Emagrecimento
Saro | Puericultura Pure Altitude | Dermocosmética PiC | Tensiómetros
Cellulase Gold | Emagrecimento Medela | Mamã BioActivo | Suplementos
 
       
PARCERIAS
 
Wellfit Fitness & Spa Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo Grupo Desportivo Bolacesto Ocean Day Spa
Fisiodomus Marta de Sousa Lopes Psicologia Global Sénior Rios e Trilhos
Laços com Futuro, Apoio Domiciliário      
       
 
Newsletters
 
Cartão Cliente
 
Fale connosco
 
Adicionar aos Favoritos
 
 
Social
 
  Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook
 
 
Publicidade
 
BioActivo LipoExit | Um novo conceito de emagrecimento!
 
 
  TOPO  
  INÍCIO | OnLine | Quem somos | Serviços | Farmácias de Serviço | Informações | Contactos | Links  
     
  Direcção Técnica: Drª Maria Manuela S. Rodrigues M. Rocha
2017 © Farmácia Rodrigues Rocha, Soc. Unipessoal | Todos os direitos reservados